Quão grande é a CIV para uma criança? Saiba com uma dica simples.

Quão grande é a comunicação interventricular (CIV) para o paciente? Já se perguntou?


Principalmente em crianças, cujo perfil possui grande variabilidade de idade e peso (consequentemente, de superfície corporal), considerar uma CIV grande ou pequena se torna incerto. Por exemplo, uma CIV de 10 mm pode ser grande para um neonato, mas ao mesmo tempo insignificante para um adulto de 100 kg.


Dessa forma, precisamos de variáveis mais objetivas para nós ajudar a estimar o tamanho do defeito. Uma dica prática para saber se a CIV é grande ou pequena, é avaliar a relação do tamanho do defeito vs. Anel valvar aórtico e a velocidade de fluxo no ECO. CIV grande

  • Um defeito grande tem um diâmetro de 75% ou maior do anel valvar aórtico e fluxo de baixa velocidade pelo Doppler, medindo não mais que 1.

CIV moderada

  • Um defeito moderado tem um diâmetro de 33% para 75% do anel valvar aórtico e velocidade de fluxo de 1 a 4, indicando restrição de fluxo moderado.

  • Obs: A regra é simples: quanto menor for o shunt, maior será a velocidade de fluxo e menor será a relação CIV/anel aórtico.

CIV pequena

  • Um pequeno defeito tem um diâmetro inferior a 33% do anel aórtico e uma velocidade de fluxo de 4 ou mais.


✒️ Comunicações grandes possuem menor chance de fechamento espontâneo e maior probabilidade de gerar repercussão hemodinâmica 😉


Referência: Kirklin/Barratt-Boyes Cardiac Surgery. 4th edition,

Posts Em Destaque
Posts Recentes