Coarctação da Aorta: 05 BIZUS sobre o tratamento cirúrgico
#BIZU 01: Aortoplastia com patch de pericárdio, quando usar?
Aortoplastia com pericárdiobovino, aplicada para correção da Coarctação da Aorta. Apesar de não ser a melhor técnica, ela as vezes é necessária. Quando o segmento for longo, partindo da região da subclávia esquerda até aorta descendente e o cirurgião perceber que não será possível aproximar os cotos para fazer uma anastomose término-terminal, a solução poderá ser a Aortoplastia com Patch de pericárdio.
#BIZU 02: O grande motivo para evitar a aortoplastia
A aortoplastia com patch de pericárdio tem um incidência considerável de aneurisma no local de plastia em relação à anastomose término-terminal.
Imagem mostrando várias técnicas para reparo cirúrgico de coarctação aórtica versus frequências de formação de aneurismas pós-cirúrgicos.
Referência 01.
Cateterismo mostrando um grande aneurisma no local de uma coarctação aórtica e sua reparação endovascular
Referência: 02
#BIZU 03: A Indicação de intervenção na Coarctação da aortao corre quando há um Grandiente maior que 20 mmHg entre o membro superior e inferior, especialmente quando o pacientes for hipertenso e na ausência de circulação colateral bem desenvolvida.
#BIZU 04: Outro critério para indicar intervenção: >50% de estreitamento na região Coarctada em relação a aorta no nível do diafragma;
#BIZU 05: A Técnica preferencial é a transcateter. A cirurgia é preferível em crianças abaixo de 01 ano e quando a anatomia do segmento coarcatado for complexa.
Referência:
von Kodolitsch et al., “Aortic aneurysms after correction of aortic coarctation: A systematic review,” Vasa, vol. 39, no. 1, pp. 3–16, Feb. 2010.
Suradi, Hussam & Hijazi, Ziyad. (2015). Current management of coarctation of the aorta. Global Cardiology Science and Practice. 2015. 44. 10.5339/gcsp.2015.44.
Comments