top of page

Técnica para o Posicionamento do coração durante a Revascularização do miocárdio (A fita de Domingos)

No nosso serviço, até hoje "reza a lenda" de que o Professor Domingos Souza, quando esteve presente em Maceió para ensinar os fundamentos da técnica no-touch de retirada da veia safena, também ensinou um "bizu" para posicionar o coração durante as Revascularizações do miocárdio (CRM). Por conta disso, chamamos essa técnica de "FITINHA DE DOMINGOS SOUZA", a nossa companheira nas CRMs.


Fita de domingos

Imagem mostrando o posicionamento do coração com a nossa Fita de Domingos. Essa fita azul de material descartável é passada através do espaço entre a cava inferior e a veia pulmonar inferior direita, possibilitando a manipulação e fixação do coração em diferentes posições.


O vídeo acima explica como a técnica é realizada. Simples, porém efetiva.


*errata do vídeo: a fita é passada entre a cava inferior e veia pulmonar inferior direita. Perdão pelo equívoco, acabei falando cava superior, mas na explicação anatômica espero que tenha ficado claro. 🙌🏼🙏🏼



Imagem mostrando a anatomia do local que passamos a fita de Domingos, localizado entre a cava inferior e a veia pulmonar inferior direita.



Lenda ou fato, o professor @dr_wanderley passou esse legado para os seus residentes, sendo uma técnica que usamos rotineiramente no nosso serviço. Sua grande vantagem é que, além da simplicidade, evita o uso de mais uma mão em campo, deixando o segundo auxiliar livre para continuar a sutura da safenectomia ou "tocar" o serviço fora do centro cirúrgico.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page