Resumo do INSTEAD Trial




O estudo INSTEAD, Comparação de estratégias para dissecção de aorta tipo B, foi publicado em Dezembro de 2009 na revista Circulation.


O objetivo do estudo foi avaliar o impacto dos stents endovasculares como adjuvante ao tratamento médico em pacientes com dissecção de aorta do tipo B NÃO COMPLICADA.


O estudo foi ralizado de 2003 a 2005, sendo recrutados 68 pacientes para o grupo tratamento clínico e 72 para o grupo de tratamento endovascular. Sobre o desenho do estudo:

-Randomizado

-Multicêntrico

-Controlado.

-Intention-to-treat.

-Esperava-se que 20% dos pacientes do tratamento clínico apresentariam eventos em 2 anos, e que os do grupo endovascualr fosse de 3 a 5%

-Seguimento 90 dias


Critérios de inclusão: dissecção de aorta tipo B NÃO COMPLICADA entre 2 a 52 semanas após o inicio da dor.


Critérios de exclusão:

-Indicações para tratamento cirúrgico ou endovascular (diâmetro >6cm).

-Recorrência de complicações agudas

-Kinking aórtico >75°

-Trombose completa da falsa luz


Desfecho primário: sobrevida livre de morte por qualquer causa em 2 anos.


Desfechos secundários: sobrevida livre de morte relacionada a aorta.


Características basais:




Desfechos:



Perspectivas/Conclusão

No estudo INSTEAD foi observado maior ocorrência de trombose da falsa luz e remodelamento da aorta nos pacientes submetidos ao tratamento endovascular. Entretando, ambos os tratamentos não tiveram impacto estatisticamente significativo na sobrevida durante os 2 anos de seguimento. Portanto o tratamento endovascular não mostrou melhora na sobrevida em 2 anos nem menores taxas de enventos adversos em comparação com tratamento clínico.



TAKE HOME MASSAGE:

O tratamento endovascular para dissecção de aorta tipo B não complicada NÃO diminuiu mortalidade nem eventos adversos porém, ocorreu maior ocorrência de trombose da falsa luz e remodelamento da aorta, podendo chegar a 90%.


Referência bibliográfica


Nienaber CA et al. Rnadomized Comparasion of Strategies for Type B Aortic Dissection. Circulation 2009; 120:2519-28.

Posts Em Destaque
Posts Recentes