Anatomia das Próteses TAVI – VenusA-Pro
- Laio Wanderley
- há 2 horas
- 4 min de leitura

Para realização de qualquer procedimento, é fundamental conhecer não apenas os conceitos envolvendo indicação e técnica operatória. Conhecer também os materiais e suas especificações é fundamental para o sucesso do procedimento.
Na TAVI, (assim como na cirurgia valvar convencional) cada prótese tem qualidades e especificações diferentes. Mesmo que sejam semelhantes (como a próteses que irei abordar aqui — a chinesa VenusA-Pro é quase uma cópia fiel da Evolut, da Medtronic), algumas características e qualidades mudam, seja na prótese propriamente dita, ou no seu sistema de entrega.
Nessa postagem, vamos focar em revisar as principais características da TAVI chinesa VenusA-Pro, seguindo o roteiro de um material disponibilizado pela própria indústria (irei deixar o link para download no final). Os tópicos serão os seguintes:
Principais características da prótese
Dimensões da prótese e sizing chart – qual prótese escolher conforme os achados da tomografia
Sistema de entrega: dimensões e características
Principais características da prótese
Implantação autoexpansível em Nitinol (Nitinol é um composto formado por Níquel-Titânio)
A força radial aumentada, em tese, seria melhor em casos de calcificação severa ou valva aórtica bicúspide, ou até mesmo na TAVI para insuficiência aórtica, pois sua expansão mais vigorosa se acomodaria melhor nesses cenários.
Valva supra-anular de pericárdio Porcino
Em outras palavras, os folhetos da prótese valvar ficam em um plano acima do anel, o que pode conferir uma área efetiva de orifício (EOA) maior.
Design no estilo Evolut
Padrão de desenho com frame alto (prótese longilínea) que afunila, possuindo uma cintura mais estreita em relação à porção de entrada e saída da prótese.
Possui 4 tamanhos: (23, 26, 29 e 32 mm). O número dessa prótese tem relação com o diâmetro de entrada (você vera uma imagem adiante com todas as dimensões da prótese).
Geometria axial com três cabeças em “T”

Segundo a empresa, essas cabeças melhoram a estabilidade no posicionamento.
Três marcadores radiopacos em sua base

Ajudam no posicionamento da prótese na fluoroscopia no nível do anel aórtico do paciente, o que pode facilitar bastante na orientação da profundidade do implante da TAVI.
A altura da marca varia conforme o tamanho da prótese (veja na tabela abaixo):
L23 | 5.3 mm |
L26 | 5.6 mm |
L29 | 6.4 mm |
L32 | 5.8 mm |
Dimensões da prótese e sizing chart – qual prótese escolher conforme os achados da tomografia

Aqui, Vale lembrar o básico: selecionamos o tamanho da prótese conforme os achados da tomografia. No caso desta prótese autoexpansível, o principal parâmetro é o perímetro do anel aórtico.
Veja na imagem abaixo o sizing chart da prótese:


Caso prático: notem nesse report que o perímetro do anel aórtico foi de 65,8 mm e a área de 322 mm². Consulte o sizing chart e irá observar que o número sugerido da prótese é o 26.
Há outras variáveis a analisar (grau de calcificação, oversizing, dimensões da aorta, etc.), mas, para início de conversa, essa consulta à sugestão da empresa é uma das principais referências para selecionar o tamanho da prótese.
Sistema de entrega e suas dimensões e características

O sistema de entrega, como o nome já anuncia, é quem vai levar a prótese até o anel valvar aórtico do paciente.
Aqui, do ponto de vista prático, é necessário ter familiaridade com algumas variáveis do sistema. Irei citar essas variáveis e fazer alguns comentários: .
Ele precisa de um introdutor?
Usualmente, as próteses autoexpansíveis podem dispensar introdutor, pois a bainha de inserção pode estar integrada no sistema de entrega da válvula, o que chamamos de uso Inline. Isso reduz calibre.
Qual o calibre mínimo das femorais?

Todo sistema de entrega tem um diâmetro especificado pela empresa. Inclusive, alguns fabricantes sugerem explicitamente o diâmetro mínimo das femorais para um implante seguro, com baixo risco de complicação vascular.
No caso da VenusA-Pro, não encontrei explicitamente o diâmetro mínimo de femoral recomendado pela empresa. Porém, levando em conta que o perfil externo do sistema de entrega é aproximadamente 18–19 Fr, isso corresponde a um diâmetro externo aproximado de 6,0–6,3 mm.
Dessa forma, as femorais devem ter diâmetros compatíveis com essa medida.
Devemos lembrar também da relação Introdutor/Artéria Femoral (SFAR – Sheath-to-Femoral Artery Ratio). Uma SFAR elevada (ou seja, uma bainha maior que a artéria) pode aumentar significativamente o risco de complicações vasculares.
Um adendo sobre o alinhamento comissural com essa prótese:
Em outras palavras, como realizar o Posicionamento das hastes de suporte (comissuras) da TAVI exatamente em frente às comissuras da válvula aórtica nativa do paciente.
Cada empresa tem um Bizu sobre como realizar essa etapa (algumas práticas e próteses, com pouca evidência de efetividade).
No caso da Venus, seguimos as seguintes orientações:


Como prometido, segue acima os slides da industria com as especificações da prótese VenusA-Pro (ótimo para uma revisão rápida).
Referência: Li J, Sun Y, Luo S, Zheng S, Chen J, Fu M, Fang Z, Wang Y, Li G, Fan R and Luo J (2023) Transcatheter aortic valve replacement with the VenusA-Pro and VenusA-Plus systems: preliminary experience in China. Front. Cardiovasc. Med. 10:1169590. doi: 10.3389/fcvm.2023.1169590













































Comentários