top of page

Manobra de Lecompte: Um Guia Didático


Vídeo didático em 3D mostrando a Manobra de Lecompte

Fonte: Referência 01


Yves Lecompte, renomado cirurgião cardiovascular francês, amplamente reconhecido por suas contribuições à cirurgia cardíaca pediátrica, descreveu pela primeira vez a técnica que leva seu nome em um artigo intitulado "Anatomic correction of transposition of the great arteries. An alternative to the Mustard and Senning operations", publicado em 1981. Sua abordagem revolucionária permitiu uma correção anatômica mais fisiológica da transposição das grandes artérias, melhorando as taxas de sobrevivência.


A manobra de Lecompte visa reposicionar as artérias pulmonares anteriormente à aorta para prevenir a compressão ou tensão excessiva nos vasos após a correção da TGA, incluindo o território de reimplante das coronárias. Isso é crucial para garantir um fluxo sanguíneo adequado e evitar complicações posteriores.

Fonte: referência 02


No vídeo a seguir, é possível ver a manobra de Lecompte sendo utilizada durante uma operação de Jatene em um neonato portador de d-TGA com septo interventricular íntegro. No campo operatório, observam-se a aorta e o tronco pulmonar com secção transversal e dois Vesseloops® amarelos nos ramos da artéria pulmonar. Nesse ponto, o reimplante dos óstios coronarianos já foi realizado. A circulação extracorpórea é interrompida por alguns segundos, e o cirurgião procede abrindo o clamp posicionado na aorta, reposiciona o tronco pulmonar anteriormente à aorta (manobra de Lecompte), recoloca o clamp na aorta e restabelece o fluxo da CEC.


Vídeo cortesia do Dr. Jefferson Magalhães.





Referências:

  1. https://www.cincinnatichildrens.org/patients/child/encyclopedia/defects/transposition

  2. Chiu, Ing-Sh & Hung, Chi-Ren. (2012). Restoration of Transposed Great Arteries With or Without Subpulmonary Obstruction to Nature. 10.5772/28473.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page