Hipoxemia severa durante ECMO venovenosa: quais são as principais causas?
O uso de ECMO venovenosa (VV) é indicado quando há uma deterioração importante na função pulmonar, realizando o processo de oxigenação através de uma membrana situada fora do corpo: a tal da membrana extracorpórea - Se o leitor é novo no assunto, clique neste link e assista o vídeo que explico a avaliação e funcionamento da membrana da ECMO VV.
Entretanto, em alguns casos, mesmo durante o suporte da ECMO VV, o paciente pode cursar com dessaturação importante/hipoxemia. Mas como assim? O papel do ECMO VV não é justamente fornecer a saturação sanguínea necessária para manter o pulmão descansando (em parâmetro de ventilação mecânica protetora/ultra-protetora)?
Esse pensamento simplificado não se sustenta diante de um sistema complexo, formado por elementos (Organismo, ECMO e Ventilação mecânica) detentores de inúmeras variáveis (hemoglobina, débito cardíaco, parâmetros da ECMO, parâmetros da ventilação mecânica, etc,) que influenciam a saturação sanguínea do paceinte em ECMO VV.
Assim sendo, podemos pontuar algumas variáveis importantes de contribuem para oxigenação do paciente em ECMO VV.
o fluxo da ECMO;
a função da membrana do oxigenador da ECMO;
a ventilação mecânica;
o débito cardíaco em relação ao fluxo da ECMO;
a concentração de hemoglobina e hemácias
o grau de shunt pulmonar.
Diante desse sistema complexo (Organismo vs. ECMO vs. Ventilação mecânica), podemos enumerar 4 mecanismos principais causadores de hipoxemia severa no paciente em ECMO VV:
Razão de fluxo baixa entre o ECMO e o Débito cardíaco (<0.6);
Recirculação do sangue entre as cânulas da ECMO VV;
Elevado shunt pulmonar;
Degeneração da membrana (oxigenador) da ECMO;
O fluxograma acima, elaborado por Nunes LB et al, ilustra de forma descomplicada o processo diagnóstico e terapêutico da hipoxemia grave durante o ECMO VV. Podemos observar que duas medidas fáceis e iniciais devem ser sempre ponderadas: transfusão sanguínea se anemia (manter Hb 9-12 g/dl) e elevação o fluxo da ECMO.
Fonte: Referência 01
Nas próximas postagens iremos discutir cada uma dos 4 mecanismos citados, abordando o processo diagnóstico e terapêutico.
Referência:
Nunes LB, Mendes PV, Hirota AS, Barbosa EV, Maciel AT, Schettino GP, Costa EL, Azevedo LC, Park M; ECMO Group. Severe hypoxemia during veno-venous extracorporeal membrane oxygenation: exploring the limits of extracorporeal respiratory support. Clinics (Sao Paulo). 2014 Mar;69(3):173-8. doi: 10.6061/clinics/2014(03)05. PMID: 24626942; PMCID: PMC3935134.
Comments