top of page

Hipoxemia severa durante ECMO venovenosa: quais são as principais causas?

O uso de ECMO venovenosa (VV) é indicado quando há uma deterioração importante na função pulmonar, realizando o processo de oxigenação através de uma membrana situada fora do corpo: a tal da membrana extracorpórea - Se o leitor é novo no assunto, clique neste link e assista o vídeo que explico a avaliação e funcionamento da membrana da ECMO VV.


Entretanto, em alguns casos, mesmo durante o suporte da ECMO VV, o paciente pode cursar com dessaturação importante/hipoxemia. Mas como assim? O papel do ECMO VV não é justamente fornecer a saturação sanguínea necessária para manter o pulmão descansando (em parâmetro de ventilação mecânica protetora/ultra-protetora)?


Esse pensamento simplificado não se sustenta diante de um sistema complexo, formado por elementos (Organismo, ECMO e Ventilação mecânica) detentores de inúmeras variáveis (hemoglobina, débito cardíaco, parâmetros da ECMO, parâmetros da ventilação mecânica, etc,) que influenciam a saturação sanguínea do paceinte em ECMO VV.


Assim sendo, podemos pontuar algumas variáveis importantes de contribuem para oxigenação do paciente em ECMO VV.

  • o fluxo da ECMO;

  • a função da membrana do oxigenador da ECMO;

  • a ventilação mecânica;

  • o débito cardíaco em relação ao fluxo da ECMO;

  • a concentração de hemoglobina e hemácias

  • o grau de shunt pulmonar.


Diante desse sistema complexo (Organismo vs. ECMO vs. Ventilação mecânica), podemos enumerar 4 mecanismos principais causadores de hipoxemia severa no paciente em ECMO VV:


  1. Razão de fluxo baixa entre o ECMO e o Débito cardíaco (<0.6);

  2. Recirculação do sangue entre as cânulas da ECMO VV;

  3. Elevado shunt pulmonar;

  4. Degeneração da membrana (oxigenador) da ECMO;

O fluxograma acima, elaborado por Nunes LB et al, ilustra de forma descomplicada o processo diagnóstico e terapêutico da hipoxemia grave durante o ECMO VV. Podemos observar que duas medidas fáceis e iniciais devem ser sempre ponderadas: transfusão sanguínea se anemia (manter Hb 9-12 g/dl) e elevação o fluxo da ECMO.


Fonte: Referência 01


Nas próximas postagens iremos discutir cada uma dos 4 mecanismos citados, abordando o processo diagnóstico e terapêutico.



Referência:


  1. Nunes LB, Mendes PV, Hirota AS, Barbosa EV, Maciel AT, Schettino GP, Costa EL, Azevedo LC, Park M; ECMO Group. Severe hypoxemia during veno-venous extracorporeal membrane oxygenation: exploring the limits of extracorporeal respiratory support. Clinics (Sao Paulo). 2014 Mar;69(3):173-8. doi: 10.6061/clinics/2014(03)05. PMID: 24626942; PMCID: PMC3935134.




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page