O que é Doença do Nó Sinusal e quais são os seus critérios?

Atualizado: Mar 15

A doença do Nó Sinusal (DNS) é a inabilidade do nó sinusal produzir uma frequência cardíaca que atenda a demanda fisiológica do organismo, culminando, então, na aparição de sintomas clínicos tais como: síncope, pré-sincope, tonturas, dispneia, dor torácica e etc.

Por definição a DNS deve incluir, além dos sintomas clínicos associados à arritmia, alterações no eletrocardiograma (ECG) sugestivas de disfunção do nó sinusal. A III diretriz Brasileira sobre análise e emissão de laudos eletrocardiográficos define os seguintes critérios que denotam disfunção do nó sinusal:

  • Parada sinusal: pausa na atividade sinusal superior a 1,5 vezes o ciclo PP básico. Começa a ter importância clínica quando maior que 2,0 s;

  • Bloqueio sinoatrial: ausência de inscrição da onda P em um ciclo;

  • Bradicardia sinusal: corresponde a frequências inferiores a 50 bpm;

  • Ritmos de substituição;- Fibrilação atrial e Flutter atrial;

  • Síndrome bradi-taqui: alternância entre taquiarritmias e bradiarritmias supraventriculares.

Mas e aí, qual a importância de definir a doença do nó sinusal?

Na presença de sintomas associados a alterações eletrocardiográficas o tratamento deve ser o implante de marcapasso definitivo.

É valido reforçar que devemos sempre buscar a presença de sintomas clínicos, pois alterações eletrocardiográficas isoladas não definem a doença. O ECG apenas demonstra que há disfunção do sistema de condução cardíaco, não havendo freqüência cardíaca mínima estabelecida ou duração da pausa sinusal que determine a indicação de dispositivos cardíacos eletrônicos implantável.

Dessa forma, estabelecer a correlação temporal entre os sintomas e as bradiarritmias é o passo mais importante no momento de determinar se, sem sombra de dúvidas, é necessário indicar o implante de marcapasso definitivo.

# Em suma:

  • Doença do nó sinusal = Disfunção do nó sinusal (ECG) + sintomas

Referências:

1. Jabbour F, Kanmanthareddy A. Sinus Node Dysfunction. [Updated 2019 Jun 23]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2020 Jan

2. Arq Bras Cardiol. 2016; 106(4Supl.1):1-23

3. Heart Rhythm. 2018 Oct 31. pii: S1547-5271(18)31127-5

Posts Em Destaque
Posts Recentes