top of page

Bigiminismo, trigeminismo e quadrigeminismo: conheça os subtipos de Extrassístole ventricular.

Os extrassístole ventricular, ou complexos prematuros ventriculares, são impulsos elétricos anormais que ocorrem no coração. Eles são caracterizados por uma contração ventricular prematura que ocorre antes do ritmo cardíaco regular. Essas contrações prematuras podem ser identificadas em um eletrocardiograma (ECG) como complexos QRS largos e diferentes do padrão normal.





















Figura 01: Aspecto eletrocardiográfico dos substipos das extrassístoles ventriculares.



Existem diferentes padrões de complexos prematuros ventriculares, sendo os mais comuns o bigeminismo, trigeminismo e quadrigeminismo.

  • Bigeminismo:

    • Nesse padrão, cada complexo prematuro ventricular é seguido por um complexo normal, ocorrendo em uma sequência de "um em cada dois" batimentos. Por exemplo, após um complexo prematuro ventricular, ocorre uma pausa e em seguida um complexo cardíaco normal.

  • Trigeminismo:

    • No trigeminismo, cada complexo prematuro ventricular é seguido por dois complexos normais consecutivos. A sequência é "um em cada três" batimentos, onde após um complexo prematuro ventricular, ocorrem dois complexos cardíacos normais em sequência.

  • Quadrigeminismo:

    • Já no quadrigeminismo, cada complexo prematuro ventricular é seguido por três complexos normais consecutivos. A sequência é "um em cada quatro" batimentos, onde após um complexo prematuro ventricular, ocorrem três complexos cardíacos normais em sequência.

Obs: Esses padrões de complexos prematuros ventriculares podem variar em termos de frequência e regularidade.





Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page