top of page

Rolou no Insta: Troca Valvar Aórtica com apenas 9 fios?!

Clique na imagem acima para acessar a postagem e vídeo da téncica.


Postagem realizada pelo professor Luiz Rafael, falando sobre a publicação "Breaking Dogma in Aortic Valve Replacement: The Nine Suture AVR Technique", de Stephen Spindel et al. Essa excelente reflexão é uma mudança de paradigma, e vale muito a pena ler e se informar sobre o seguinte conceito: "menos pontos no anel aórtico, mais eficiência técnica e sem risco aumentado de leaks".


Clique na imagem acima para acessar a postagem e vídeo da téncica.


Vídeo desmontrando a técnica que encontra-se também publicado no Youtube do CTSnet. Basta clicar acima para acessar e assistir a publicação do professor Stephen Spindel et al


Descrição da postagem:


Troca Valvar Aórtica com apenas 9 fios


⏺️ Essa nova técnica descreve como a distribuição igual de forças ao longo do anel aórtico pode resultado em um selamento adequado da prótese com apenas 9 fios. 3 para as comissuras e apenas 2 para cada seio - em aneis grandes coloca-se mais 1 em cada seio. No fim, há espaçamento de ate 5mm entre os pares de fio e a cada par.



⏺️ Outro ponto interessante é o uso de fios SEM pledget. Sempre foi um ponto de discussão, se por um lado o pledget ajuda a diminuir a pressão do ponto e evitar que a sutura rasgue, por outro lado ele claramente causa uma "plicatura", diminuindo o anel nativo.



⏺️ Pessoalmente sempre fui simpático a usar fios sem pledget, e recentemente comecei a usar mais, sem problema algum. Mas para anéis muito calcificados ainda prefiro com pledget pelo risco do cálcio rasgar. No mundo todo há equipes fazem de rotina sem pledget, ja outras evitam completamente...



⏺️ Sobre espaçar mais os fios e distribuir a força, acho um conceito interessante. Com certeza torna a cirurgia mais rápida e reoperações mais fáceis.



▶️ Qual a opinião de vocês? Alguém ja fazia assim?




コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
bottom of page